Como Dominar Sua Vida – Controle e Escolha

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Como Dominar Sua Vida – Controle e Escolha -1º de janeiro

Começo hoje, dia primeiro de janeiro de 2020, o registro das 366 meditações diárias do livro “The Daily Stoic” de Ryan Holiday e Stephen Hanselman.

O estoicismo foi doutrina filosófica fundada por Zenão de Cício (335-264 a.C.), e desenvolvida por várias gerações de filósofos, que se caracteriza por uma ética em que a imperturbabilidade diante de problemas faz o  homem sábio e é maneira de  experimentar a verdadeira felicidade.

1º de janeiro de 2020 – Controle e Escolha

“A principal tarefa da vida é simplesmente a seguinte: identificar e separar os assuntos para que eu possa dizer claramente a mim mesmo que NÃO são externos a mim, ou seja, que estão relacionados à escolha que REALMENTE posso controlar. Desta forma, então onde, procuro o bem e o mal?  Resposta: O bem e o mal não se encontram no mundo externo incontrolável, mas dentro de mim para as escolhas que são minhas.” Epiteto (filosofo Grego)

A prática mais importante da filosofia Estoica é diferenciar entre o que podemos mudar e o que não podemos. Sobre o que temos influência e o que não temos.

Se uma avião está atrasado por causa do mau tempo – nenhuma quantidade de gritos com um representante da companhia aérea  vai acabar coma  tempestade. Também, de outra forma, não importa o quanto tente, você não fará alguém gostar você. E, além disso, o tempo gasto jogando-se contra essas barreiras, desperdiçando energias,  é o tempo não gasto nas coisas que você pode efetivamente mudar.

A forma de trazer sabedoria pode ser conseguido com prática como algo chamado Oração da Serenidade:

“Deus, conceda-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar a coragem de mudar as coisas que posso e a sabedoria de saber a diferença”.

“Aqueles  viciados em hábitos já arraigados no subconsciente, não podem mudar as coisas ruins que aprenderam na infância”. Eles NÃO  podem, apenas pela mente consciente, desfazer as escolhas que fizeram ou o dano que causaram, MAS podem mudar o futuro – através do poder que têm no momento presente.

Como disse Epiteto (filosofo grego) os velhos hábitos podem controlar as escolhas que você faz agora. Mas, se nos concentrarmos em esclarecer quais partes do nosso dia estão sob nosso controle e quais não estão sob controle, não apenas seremos mais felizes, como também teremos uma vantagem distinta sobre outras pessoas que não perceberem que estão travando uma batalha invencível.

Considerações Carlos:

O objetivo da vida é ser feliz e aceitar os acontecimentos do dia a dia.

Isto não significa viver aleatoriamente. Então, tenha um objetivo claro, persiga e aceite os caminhos que lhe são apresentados.

Revoltar-se contra os fatos não altera os fatos, ao contrário, traz uma dose de tormento desnecessário. Vai roubar sua energia.

“Não se deve pedir que os acontecimentos ocorram  como você quer, mas deve-se aceitá-los da forma que  ocorrem, assim sua vida será feliz”, disse Epiteto.

Não adianta se digladiar contra as circunstâncias: elas não se importam. Isso se vê nas pequenas coisas da vida. Exemplo:  Você está numa fila do restaurante impaciente e  fica exasperado pela  demora. Neste caso, recomenda-se que apenas relaxe, respire fundo e aceite a situação. Desta forma, você nem vai perceber o tempo passando  mais depressa. Enquanto espera, por exemplo,  você consegue pensar em algo diferente ou descobrir uma solução para um problema que estava procurando há muito tempo.

 

 

 

 

Carlos Sampaio

É Administrador de Empresas, Master Coach, Planejador e Educador financeiro.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe seu comentário

Inscreva-se para receber nossas novidades