O Caminho do Sucesso Pessoal

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Caminho do Sucesso Pessoal

Baseado no Livro Poder Sem Limites de Anthony Robbins.

Reestruturando a nossa forma de ver o mundo transformando problemas em oportunidades.

Existem maneiras de ver seus maiores problemas como se fossem suas maiores oportunidade, mas para isto é preciso sair dos padrões de percepção habituais.

Nada que existe tem poder na coisa em si. O que sentimos e o que fazemos sobre alguma coisa é apenas efeitos da percepção ou interpretação que você faz.

“Sua dor de barriga pode ser bom para o vendedor de medicamentos” .

Cada pessoa segue uma estrutura de pensamento, baseado em experiência e forma de perceber no passado.

A boa noticia é que você pode mudar sua representação ou percepção sobre qualquer coisa e, imediatamente, mudar seus estados e comportamentos.

É importante ficar atento que a experiência do passado faz um molde de como você vê o mundo e faz você agir a partir daí. O grande problema é que isto faz um filtro em que a realidade do dia fica condicionada a ser registrada e reconhecida apenas se for coerente com a experiência e assim você perde outras maneiras de aproveitar as experiências que acontecem e tirar melhor proveito delas. É como ficar cego diante outras situações. O cérebro está identificado apenas com o passado e rejeita o novo.

A chave do sucesso é representar de forma consistente sua experiência, fazendo que você seja apoiado para produzir resultados ainda maiores.

A palavra REESTRUTURAR o seu condicionamento é mudar a declaração negativa para positiva. Você Substitui a sua estrutura conceitual para alterar a sua percepção sobre alguma coisa. Você muda sua representação interior. Resolvendo conflitos ou dores interiores e deixando você num estado mais rico em recursos.

A reestruturação pode ser de CONTEXTO e de CONTEÚDO.

Reestruturar contexto você toma uma experiência que parece ruim, perturbadora ou indesejada e mostra como o mesmo comportamento atual pode ser uma grande vantagem se você colocar noutro contexto.

Ou seja, você pega aquilo que não quer e coloca num outro cenário, com tudo aquilo que deseja.

Reestruturar conteúdo consiste em pegar a mesma situação e mudar seu significado.

Ou seja, você dá outra interpretação mudando o significado dela. Exemplo: Você pode dizer que seu filho nunca cala a boca! Refazendo o conteúdo poderia dizer: ele é muito inteligente e tem muita coisa a dizer.

Ou um general dizendo aos soldados: “Não estamos nos retirando, estamos avançando em outra direção”.

É importante mudar a maneira como você vê, ouve ou representa uma situação.

Exemplo: Se estiver aborrecido com o que alguém lhe falou, você pode se imaginar sorrindo enquanto ele diz as mesmas palavras negativas, no mesmo tom de voz do seu cantor favorito.

Pode ver o agente ofensivo envolvido na sua cor favorita ou pode mudar mentalmente o que ele diz.

Reestruturar o mesmo estímulo muda o significado enviado ao cérebro e os estados COMPORTAMENTAIS que estão associados.

Nada é bom ou ruim no mundo, exceto como representamos para nós. Um prisioneiro pode representar a prisão com uma grande oportunidade para aprender sobre si mesmo e produzir um livro que ajude outras pessoas, por exemplo.

A ideia é mudar estruturas, ver alegria, ver riqueza, coisas boas…

Exercício:

Pense em três situações em sua vida que o estão desafiando.

1-De quantas maneiras diferentes você pode ver cada uma das situações?

———————————————————————————-

———————————————————————————-

2- Que você aprende ao vê-las diferentemente?

———————————————————————————-

———————————————————————————-

3-Como isto liberta você para agir diferentemente?

———————————————————————————-

———————————————————————————-

Você pode aprender a fazer exercícios de reestruturação, com imagens e experiência que o aborrecem. Exemplo, você tem uma pessoa ou uma imagem de uma experiência que está afligindo sua mente. Comece desassociando-se dela.

Tome a imagem indesejada e coloque na palma da mão. Ponha nela um par de óculos engraçados, com um nariz grande, e falando com a voz rouca do pato Donald. Sinta-o como se tivesse acolhedor e afetuoso e ouça a pessoa dizer que precisa de sua haja.”você poderia por favor me ajudar”?

 

Conclusão

Conforme este texto do livro Poder Sem Limites de Anthony Robbins, o maior ensinamento é que qualquer pessoa pode assumir o comando de sua vida apenas colocando em prática alguns conceitos sobre como usar o seu cérebro de forma inteligente. São conceitos e técnicas simples onde  a maior exigência é apenas experimentar e começar a sentir de imediato os resultados.

Como reforço das ideias, veja como exemplo, o vídeo Metas para o ano 2019 https://www.youtube.com/watch?v=jqh0-zLCY7k

Até o próximo Post

Carlos Sampaio

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe seu comentário

Inscreva-se para receber nossas novidades