Mentoria Financeira

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Planejamento NÃO é TUDO, mas com certeza é o início de TUDO.

1-Introdução

Neste post eu vou te contar a minha própria experiência  com planejamento financeiro e  a diferença que fez em minha vida e ainda algumas  dicas que você vai poder praticar de imediato.

Muito bem, sei que planejar é para a maioria das pessoas , algo “chato”, mas  por isso a maioria das empresas quebram com menos de 3 anos de vida e também faz com as pessoas fiquem financeiramente estagnadas.

Planejar é um exercício para transformar sonhos em realidades. Claro não é para ser algo feito com  sofrimento, má vontade,pensando negativamente , se for feito assim é melhor nem gastar tempo.

O planejamento financeiro em si  é só uma ferramenta, mas GANHA imenso significado e  VALOR  quando você leva a sério  escrevendo , colocando  no papel e fazendo suas projeções.

Um dica especial, quando fazemos algo concentrado, relaxado, feliz e praticando escrevendo ,estamos ligando mente e corpo é por isto que todos dizem da importância de escrever metas, não só pensar metas.

Existe uma técnica de administração chamada P D C A, que significa: “P” plane, de planejamento;…”D” “DO” .. inglês verbo de fazer, trabalhar, “C ” “CHEK” verificar e “A” (Action) agir para melhorar, inovar, crescer e depois de novo PLANEJAR e Girar o PDCA sempre melhorando e evoluindo.

2-Minha Experiência financeira Inicial

Na minha vida até os 21 anos eu não tinha nenhum planejamento de vida e em consequência minhas finanças eram  um caos. Era apenas  trabalhar, ganhar pouco e gastar tudo sem nenhum plano para o futuro. O futuro era o próximo o fim de semana, futebol e festas. Apenas isto.

3-Tomada de consciência- “Todo mundo tem uma história, um momento marcante”

Mas tudo mudou quando meu pai fez uma observação tocante, curta profunda .

Ele de poucas conversas chegou e me disse  …o que estava acontecendo que eu não crescia , não dava sinais de que estava no caminho do sucesso? Embora tivesse apenas 21 anos, fiquei preocupado , a principio chocado , triste , mas reagi e em 4 quatro anos  me tornei um profissional financeiro valorizado, recém formado e contratado por uma grande banco multinacional.

Falo isto não por grandeza, ou exibição boba e sim por que este foi o inicio de meu crescimento e responsabilidade quando comecei a planejar e a me especializar nisto e então os  resultados  começar a acontecer comigo e nas empresa onde liderei as áreas financeiras.

 4-Como iniciar seu planejamento por ETAPAS

Então , voltando ao momento atual, como fazer um planejamento financeiro?

Primeiramente você vai colocar no papel como foram os seus últimos 3 anos.

1-Quanto ganhou em cada ano?

Exemplo

12.000 doze mil no ano x (3 anos atras)

15.000 quinze mil no ano y  (há dois anos atras)  e R$ 30.000 no ano z ( no último ano)

2-Quanto gastou em cada ano…?… moradia, alimentação,

3-Quanto economizou (poupou)?

4-Quanto é o seu patrimônio líquido (Patrimônio Liquido é quanto de dinheiro e investimentos você tem  acumulado em cada ano). O Patrimônio liquido está  aumentando?

Agora você na sua frente, na sua mesa um retrato do passado até o momento, não importa se é bom ou ruim,o que importa é o que você vai fazer de hoje até o dia 31 de dezembro do ano em que está vivendo

Estejamos falando de um plano para apenas os próximos meses.

Então agora começa o planejamento , planilha ou folha de papel.

Mas antes de fazer planilha, escreva quais são os seus sonhos:

1-Quando deseja ganhar no ano que está vivendo agora..? quando vai ser superior ao ano anterior? Sim tem que ser maior!

2-Quanto serão os gastos de sobrevivência? 60% da sua renda liquida.O que vai fazer para enxugar gastos? ( Anote)

3-Dívidas – Se existem, quais são os planos para eliminar ou diminuir;

4-Poupança- Qual o valor a ser acumulado  neste ano?

5-Renda extra? Quais os projetos para gerar renda extra você tem e vai colocar em prática?

Estes exemplos são ideias, depois disto você vai colocar em forma de números numa folha a mão ou em uma planilha em colunas mensais . Esses números você vai chamar de “previsão” e sempre que encerrar cada mês você vai colocar numa coluna ao lado o valor que efetivamente que  aconteceu e você então  compara previsto e realizado e faz um critica sobre o que pode ainda melhor no próximos mês. Pronto!!

Conclusão

Concluindo, no meu caso o meu pai foi meu primeiro mentor. Uma mentor financeiro, passa sua experiencia de vida e agiliza com mais assertividade o alcance de metas.

Em essência você tem em mãos um modelo clássico de planejamento financeiro, em 3 fases.

1)-Analisa o que aconteceu no PASSADO …

2)- Reflete sobre o que precisa melhorar e defini o que quer que aconteça no FUTURO

3)- E acompanha mensalmente.

É muito simples de entender, mas não se engane , para funcionar de verdade não basta entender intelectualmente, é preciso praticar.

Boa pratica….!!!!

Até o próximo

Sucesso e Prosperidade

#sampaiofinanças

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe seu comentário

Inscreva-se para receber nossas novidades