Mude Sua Vida em 21 dias – Saindo da Zona do Conforto
3 Dicas – Saia da Zona de Conforto
Antes de tudo entenda a zona de conforto. A famosa zona de conforto é aquele lugar quentinho da nossa mente que gostamos de ficar.
As vezes, não é o mais “quentinho”, organizado, alegre e até nada confortável. Mas, funciona como um refugio, tipo “Tá ruim mas é melhor deixar assim mesmo”.
Sair da zona de conforto seria equivalente a sair da Caderneta de Poupança como investimento, pois é onde tem mais gente guardando dinheiro e onde menos se ganha.
Neste caso a comparação é entre ficar com o que já é conhecido ou ter o desconforto de mudar um velho hábito. Ficar na zona do conforto é quando a escolha for : “deixar para depois”,.. “vou ver em outro momento”.., “agora não” e segue-se uma lista de racionalização do mesmo tipo.
Numa decisão de mudança de vida, você sabe quem vai aparecer? Será “prima irmã” chamada Procrastinação.
Exemplo, em termos de cuidados com suas finanças pessoais é gastar mais do que ganha e não fazer nada para mudar. Isto é um sinal de estar na zona de conforto. Pode acontecer por medo enfrenta experiências novas, por cultivo de sentimentos negativos, baixa alta estima, enfim, algo escondido (eu sombra), mas que precisa ser desafiado.
Uma boa notícia é de que é natural ao desafiar a zona de conforto você acessar maiores níveis de energia mental, porque seu subconsciente sabe que você vai ter que fazer coisas diferentes.
Usando o exemplo financeiro, de gastar mais do que ganha, você vai precisar estudar, tirar um tempo para fazer um plano, controlar as despesas ou encontrar uma renda extra.
Então, até aqui vimos o que é zona de conforto e como isto afeta a sua vida financeira. Esta posição eu chamo de tomada de consciência.
Agora você está diante de três situações:
DECIDIR
ASSUMIR A RESPONSABILIDADE e
FAZER ALGO DIFERENTE.
Vou repetir: Decisão, assumir a responsabilidade e Fazer algo diferente.
1-DECISÃO– Defina o que você quer, escreva e coloque uma data razoável para que o resultado esperado aconteça.
Faça um plano de mudança e TODOS os dias, até alcançar seus objetivos, dê atenção a esse plano.
Reserve uma hora por dia. Olhe somente para frente, evite culpas ou reclamações.
2-RESPONSABILIDADE– Você é o único dono do seu destino.
Se surgir pensamentos negativos, coloque na frente deles pensamentos positivo como metas para alcançar.
Exemplo: Seguindo o exemplo de gastar mais do que ganha, pense nesta situação apenas como um desafio a superar que você é capaz e crie na sua mente a imagem de você no podium, como um vencedor. Como se o resultado já tivesse acontecido.
3-FAZER ALGO DIFERENTE– É “abrir a portinha da Zona de Conforto” .
Seguindo no exemplo financeiro dos gastar mais do que ganha, você vai a partir de hoje fazer uma lista de todos os gastos do dia e vai repetir esse exercício todos os dias, por 30 dias.
-Você pode começar também guardando num pote, 5 reais por dia.
-Você pode começar escrevendo num papel exatamente quanto é a quantia que quer ganhar por mês.
-Pode fazer um orçamento mensal. Não importa, faça algo diferente.
Conclusão
O objetivo deste contéudo foi decifrar o código da Zona de Conforto, e propor mudanças para uma nova vida financeira.
Vimos:
O que é Zona Conforto e como afeta sua vida e as 3 dicas a serem experimentadas
1-Decisão
2-Responsabilidade
3-Fazer Algo Diferente
É Administrador de Empresas, Master Coach, Planejador e Educador financeiro.
Por acreditar que O AUTOCONHECIMENTO e a EDUCAÇÃO FINANCEIRA podem mudar vidas, criou canal no youtube, e Blog para compartilhar conhecimento de finanças e matérias e cursos sobre mudanças comportamentais que leve a prosperidade financeira.